logo RCN
Notícia

UE anuncia acordo para uniformizar carregadores de celular

  • Terra -

A iniciativa é fruto de um compromisso fechado entre delegações do Europarlamento e a Comissão Europeia, poder Executivo da UE. O projeto prevê que, a partir do segundo semestre de 2024, dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, câmeras fotográficas e leitores digitais usem uma única tecnologia para recarga de bateria: a porta USB-C, já empregada nos celulares Android mais recentes.

Computadores portáteis terão um prazo maior para se adequar, de 40 meses após a entrada em vigor da iniciativa.

Além disso, para combater o excesso de lixo eletrônico, o bloco vai proibir a venda de carregadores novos com cada dispositivo, já que os consumidores poderão usar seus cabos e adaptadores antigos.

O acordo também prevê que os softwares para recarga sejam uniformizados, de modo que os usuários possam usar cabos com diferentes aparelhos, mantendo a mesma velocidade para recarregar a bateria.

De acordo com a Comissão Europeia, o projeto vai proporcionar uma economia de 250 milhões de euros aos consumidores e evitar o descarte de 11 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.

"Não obrigamos ninguém a entrar no mercado interno, mas as regras se aplicam a todos", afirmou o comissário da UE para Mercado Interno, Thierry Breton, ao ser questionado se a Apple terá de se adaptar à nova normativa.

"Vamos dar dois anos às empresas, é mais que suficiente, mas as encorajamos a se adaptar antes. Para bom entendedor, meia palavra basta", acrescentou.

O texto ainda precisa da aprovação do plenário do Parlamento da UE e do Conselho Europeu, órgão que reúne os chefes de Estado e de governo do bloco.


 

Águas de Joinville orienta moradores do Boa Vista sobre ligações de esgoto Anterior

Águas de Joinville orienta moradores do Boa Vista sobre ligações de esgoto

Ucrânia acusa Rússia de deter e torturar 600 civis em Kherson Próximo

Ucrânia acusa Rússia de deter e torturar 600 civis em Kherson

Deixe seu comentário